Os equipamentos no estoque são necessários para o transporte de materiais de um lugar para outro, por exemplo, entre locais de trabalho, entre uma doca de carregamento e uma área de armazenamento, entre outros. Sendo os estoques locais de armazenamento temporário de materiais, é preciso que todos os equipamentos utilizados sejam desenhados para minimizar os custos de manuseio, facilitando a acessibilidade e maximizando a utilização do espaço.

O processo logístico dentro de uma empresa deve sempre visar a eficiência no tempo entre a realização de um pedido até sua expedição. Por isso, fazer uma boa gestão do estoque garante agilidade na sua operação, o que torna os equipamentos no estoque as principais ferramentas para que esse objetivo seja alcançado.

A seguir, listamos os quatro principais equipamentos que auxiliam a operação do seu estoque. Confira. 

Equipamentos no estoque para aumentar sua produtividade

#1 Plataformas elevatórias

Todo o espaço do estoque deve ser bem utilizado, por isso, além da área do armazém, é muito comum ver empresas que criam torres para ganhar mais espaços de armazenamento.

As plataformas elevatórias, em especiais a do tipo tesoura, são especialmente úteis no momento da contagem de estoque. Nos períodos de contagem de estoque, é comum empresas alugarem diversas plataformas tesouras para agilizarem o alcance de funcionários a locais mais altos de armazenagem.

Sempre conte com o apoio de um especialista para definir adequadamente a plataforma ideal para a necessidade da sua empresa.

#2 Empilhadeiras

Empilhadeiras também fazem parte das operações logísticas e, normalmente, são os equipamentos no estoque utilizados para carregar e descarregar mercadorias e produtos.

Em sua maioria, elas são capazes de movimentar cargas pesadas e, por haver modelos compactos, também podem ser aplicadas em ambientes pequenos. Um cuidado: apesar da capacidade de suportar altas cargas, nem sempre as empilhadeiras são adequadas ao manuseio de materiais e produtos alocados em grandes alturas. Um ponto importante é saber manuseá-las corretamente, para que não ocorram acidentes de trabalho. Por isso, treinar todos os que irão operá-las é essencial.

#3 Transpaletes

Dentre os equipamentos no estoque, este é um dos mais antigos. Seu principal uso é o deslocamento de materiais dentro desse ambiente.

Um grande limitante dos transpaletes é que eles só podem ser utilizados para trabalhos horizontais, dificultado as atividades em altura. Além disso, para facilitar a operação, as rodas devem ter bons rolamentos.

Outro ponto de atenção para estes equipamentos no estoque é que eles são operados manualmente, o que torna necessário muita atenção do operador para que não ocorram acidentes.

#4 Esteiras transportadoras

Os grandes empreendimentos logísticos são, obviamente, marcados por grandes dimensões e tamanhos. Logo, dentre os equipamentos no estoque que ajudam na produtividade, as esteiras são boas aliadas.

Com um bom planejamento, elas são capazes de dinamizar a movimentação de produtos, viabilizando agilidade e segurança. Isso é viável principalmente por não necessitarem da presença de uma pessoa para transporte e carga destas mercadorias. Se associadas a outros equipamentos no estoque, como plataformas elevatórias, por exemplo, podem viabilizar excelentes ganhos em eficiência e produtividade.

Ficou claro que equipamentos no estoque ajudam na produtividade e conhecê-los ajuda a agilizar os processos e garantir a eficiência operacional? Acompanhe nosso portal de notícias e fique sempre por dentro das melhores práticas para aplicar no seu estoque e em outros projetos!