Escolher fornecedores para indústria é uma das mais importantes etapas na estruturação do processo produtivo de qualquer organização. Decidir pelos parceiros certos vai muito além da escolha daqueles que fornecem melhores preços. Qualidade, confiabilidade, localização e serviços prestados também devem estar envolvidos nesta escolha.

Se o seu interesse é contratar bons fornecedores para indústria, listamos, a seguir, fatores que te auxiliarão a fazer a escolha certa!

4 fatores para escolher bons fornecedores para indústria

#1 Qualidade

Primeiro, é preciso que você desfaça a crença de que tudo o que é caro tem maior qualidade. Qualidade não está e nunca estará associada ao preço. Independentemente do custo do produto ou serviço prestado, existe o nível de qualidade que deve ser pré-determinado e acordado, garantindo que a escolha dos fornecedores para indústria atenda todas às expectativas.

A qualidade do fornecedor não se refere, apenas, ao produto físico em si, mas, também, a outros aspectos associados, como tecnologia, transporte, entrega, instalação, atendimento, entre outros. Por isso, esteja sempre alinhado com os fornecedores e tenha garantido que todos os requisitos que sua empresa espera serão atendidos.

Por exemplo, um fator que deve ser observado como requisito de qualidade de fornecedores para indústria é o quão especializada está a equipe da empresa parceira. Colaboradores bem treinados garantem que o produto entregue atenda aos requisitos de qualidade, além do que, possuem competências para resolver quaisquer problemas que possam ocorrer.

#2 Confiabilidade

Com certeza, ao escolher fornecedores para indústria, não se imagina trocá-los a cada dois ou três meses. É importante que sua empresa busque um relacionamento duradouro com aqueles que fornecem insumos para o início do seu processo produtivo. 

Assim como sua empresa busca referências para a contratação de um novo colaborador, o mesmo deve ser feito para a escolha de um novo fornecedor. Entrar em contato com antigos ou atuais clientes fornecerá um relato real sobre a empresa a ser contratada. Fornecedores para indústria precisam ser muito bem avaliados.

Afinal, toda empresa tem pontos positivos e negativos. Se sua indústria estiver decidindo entre dois fornecedores, ter referências pode fazer toda a diferença no momento de decisão. Lembre-se de que o fornecedor escolhido impactará diretamente no seu resultado. Se houver atrasos na entrega do produto final, por exemplo, o cliente não fará cobranças ao seu fornecedor, mas à sua empresa diretamente.

#3 Serviços

Quando se fala em um processo de produção, deve-se ter sempre em mente que há um começo, um meio e um fim. Se há alguma falha em qualquer destes estágios, sua entrega final poderá ser comprometida. Imagine que exista uma falha logo no início do seu processo de produção: todo o restante da cadeia já estará comprometido.

Por isso, quando se tem a necessidade do serviço de terceiros em qualquer etapa da cadeia produtiva, é importante definir qual o nível de prestação se espera.

Identifique quais são os serviços oferecidos pelos fornecedor em questão e veja se eles satisfazem suas necessidades. Saiba como funciona o processo de prazos e entrega, atendimento, resolução de problemas e como ela é feita. Existem diversos pontos que devem ser avaliados no momento da escolha do fornecedor para indústria, e ter todas as informações dos serviços prestados por ele auxiliará a mitigar riscos no seu processo produtivo.

#4 Preços e planos oferecidos

Apesar de aparentar ser um dos fatores mais óbvios a ser levado em consideração, os custos envolvidos na escolha de fornecedores para indústria devem ser analisados cautelosamente. Lógico que, quando se busca um fornecedor, normalmente, já se tem em mente o quanto deseja pagar pela parceria em questão.

Porém, embora fornecedores mais baratos possam ser mais atraentes, é importante não escolher um preço baixo a um custo de um produto de qualidade duvidosa. Questione seu fornecedor quais são os preços e os planos praticados, e qual o nível de serviço que está atrelado a cada um deles.

Escolher fornecedores para indústria é um processo que deve ser bem executado durante o planejamento do seu processo produtivo, afinal, a decisão pode impactar negativa ou positivamente o seu cliente final. Por isso, tenha sempre em mente qual o nível de qualidade dos produtos e serviços fornecidos, para ter maior confiabilidade nos serviços prestados a preços adequados.

E então, você costuma considerar esses fatores para a escolha de fornecedores? Quer ter a segurança de qualidade na terceirização de plataformas elevatórias para sua indústria? Conheça a PTA e descubra o porquê podemos ser parceiros do seu negócio.