As plataformas elevatórias são equipamentos que possuem uma vida útil consideravelmente grande, mas é preciso ter alguns cuidados para que você consiga preservar a plataforma por mais tempo e em boas condições de uso.

Uma das formas de fazer isso é recondicionando o equipamento. O recondicionamento nada mais é do que uma restauração da plataforma aérea. Primeiro, a máquina é desmontada para que as suas peças sejam recondicionadas ou substituídas, dependendo do estado de conservação delas. Nessa etapa, os fluidos são drenados, o capô do motor é substituído, a lança é desmontada e inspecionada e todos os seus cabos são removidos.

Na próxima etapa, a lança e o núcleo da plataforma aérea serão pintadas dentro dos padrões e normas de fabricação. O equipamento é lavado e pré-tratado com anti-ferrugem, as peças são preparadas, pintadas e mandadas para a operação de secagem. Depois disso, os especialistas técnicos verificam o controle de qualidade do pH, temperatura, cor, viscosidade e aderência da pintura nos equipamentos.

A última parte desse processo é a remontagem integral da plataforma aérea. Essa etapa segue as mesmas diretrizes de montagem das plataformas novas e os técnicos envolvidos no processo documentam o trabalho concluído em cada estação em um livro de registro que acompanha os equipamentos durante o recondicionamento.

Novos pneus são instalados, e as peças que foram reconstruídas também são repostas na plataforma elevatória. Por último, o capô do motor é colocado e o equipamento é preparado para testes de funcionamento antes de voltar a ser comercializado.

Teste do equipamento

Depois do equipamento ser recondicionado, os técnicos procuram por discrepâncias na plataforma aérea e corrigem qualquer problema encontrado. Eles seguem uma lista de verificação detalhada para garantir que todas as funções e recursos de segurança estejam de acordo com os padrões adequados.

Nesses testes, itens como as velocidades de acionamento e elevação são verificados, bem como todos os interruptores de segurança do equipamento, entre outras coisas. Por fim, depois da máquina ter sido inspecionada, ela vai passar por uma auditoria final de qualidade antes de ser liberada para uso.

Utilizando esse processo de recondicionamento da plataforma elevatória, é possível prolongar a vida útil do equipamento em até 07 anos!