Nenhuma empresa quer contribuir para aumentar as estatísticas de índices de acidentes de trabalho. Pensando nisso, preparamos, a seguir, algumas dicas que vão ajudar a sua empresa a evitar esse risco e garantir a segurança dos seus colaboradores no canteiro de obras. Acompanhe. 

5 Dicas para evitar acidentes de trabalho

#1 Uso de equipamentos de proteção individual

Os equipamentos de proteção individual, também conhecidos como EPI, são utilizados para minimizar a exposição aos perigos que causam graves lesões e doenças no local de trabalho. E como pode-se imaginar, o canteiro de obras é um local que tem propensão a vários riscos de acidentes.

Por isso, luvas, óculos de segurança, sapatos, tampões auditivos, capacetes entre tantos outros itens devem estar à disposição dos colaboradores para que eles tenham um ambiente de trabalho seguro – lembrando que, dependendo da obra, mudam os tipos de EPI’s.

#2 Manutenção dos EPI’s

Para evitar acidentes de trabalho, além do equipamento de proteção individual para cada colaborador, é importante que estes estejam em excelentes estados de uso. Por isso, os EPI’s devem ser adequadamente cuidados e armazenados quando não estiverem em uso. Ter no canteiro de obras um espaço limpo e seco permite que o equipamento se mantenha por mais tempo, devido às boas condições.

Além de um bom armazenamento, ter em estoque peças de reposição disponíveis é essencial, bem como um responsável por essa gestão, para garantir que sempre haverá equipamentos para evitar acidentes de trabalho.

#3 Conheça as regulamentações

Toda obra tem regulamentações que devem ser seguidas. Trabalhos em altura ou que envolvam eletricidade são bons exemplo dos que possuem normas regulamentadoras, e cada uma delas indica as medidas de controle para evitar os riscos de acidentes de trabalho.

A NR10 regulamenta as instalações e serviços em eletricidade, enquanto a NR12 regulamenta o trabalho em máquinas e equipamentos. A NR35, por sua vez, traz os regulamentos dos trabalhos em altura, por isso, sabe quais são as normas regulamentadoras pode facilitar a redução dos riscos de acidentes de trabalho no canteiro de obras.

#4 Mantenha os colaboradores sempre treinados

Mas de nada adianta ter EPI’s em bom estado de conservação, exigir o uso dos mesmos, conhecer as normas regulamentadoras, se sua equipe não tem o conhecimento do motivo de todo esse uso. Normalmente, trabalhadores são avessos ao uso de equipamentos de proteção. Portanto, treine-os.

Mostre a real importância do uso dos equipamentos de proteção. E os torne replicadores do senso de alerta a acidentes de trabalho. Nem sempre um supervisor de obras conseguirá acompanhar e verificar todas as boas práticas de segurança do trabalho. Por isso, ter um time com senso de proteção auxilia a redução de acidentes de trabalho no canteiro de obras.

#5 Sinalização e organização

Por fim, garanta que todos os locais de risco estejam sinalizados, já que indicações visuais de áreas perigosas, como com adesivos e sinalizadores, podem prevenir acidentes. Por exemplo, se existe algum risco de quedas em trabalhos em altura, ter uma placa de aviso já pode trazer aos trabalhadores um senso de risco.

Além de um canteiro de obras bem sinalizado, ter um ambiente organizado ajuda a evitar acidentes de trabalho e não atrapalha o andamento das atividades. 

Acidentes de trabalho, quando ocorrem, podem se tornar uma dor de cabeça para qualquer organização, por isso, saber como evitá-los é muito importante. Ter disponíveis os equipamentos de proteção individual, conhecer as normas regulamentadoras e ter um ambiente organizado são ações simples, e garantem a segurança no canteiro de obras.

Por isso, se você quiser saber como ter equipamentos que contribuirão para a redução dos índices de acidentes de trabalho, conheça a PTA e até a próxima.