A segurança é a maior preocupação que todos os trabalhadores envolvidos em um serviço em altura têm no local de trabalho deles. Quatro riscos podem ser destacados entre os que mais trazem problemas para esses trabalhadores: riscos de queda, riscos de acidentes elétricos, riscos de os trabalhadores serem atingidos pelo equipamento e riscos de ficarem presos entre o equipamento, e o sistema de controle e proteção SkyGuard ajuda a diminuir os ferimentos causados por esses acidentes.

Esse sistema foi desenvolvido por meio de extensas pesquisas e testes e funciona da seguinte maneira: esse sensor cessa todas as suas funções em uso no momento em que ele é ativado, o que ocorre com aproximadamente 23 kg de força. Depois disso, ele inverte temporariamente algumas das funções executadas pela máquina recentemente, parando o trabalho em altura da plataforma aérea e afastando o operador da obstrução automaticamente.

Essa funcionalidade reversa é extremamente eficiente porque ela desfaz todos os movimentos executados em menos de um segundo, preservando a integridade física do operador da plataforma de trabalho aéreo. Isso acontece porque o sistema de controle acessa automaticamente as funções em uso pelo operador no momento da ativação do SkyGuard, revertendo permanentemente ou momentaneamente diversas funções do equipamento.

O sensor SkyGuard pode ser ativado de vários ângulos e fornece proteção adicional sem impedir ou reduzir a área de trabalho da plataforma elevatória. O sensor também não aumenta o perfil da plataforma nem limita o seu uso de nenhuma maneira, ou seja, o trabalhador pode continuar sendo extremamente produtivo, mas sem se expor aos riscos de acidentes porque conta com a proteção extra do SkyGuard.