Equipamento de proteção individual é uma excelente maneira de reduzir consequências, e até mesmo evitar acidentes em canteiros de obras. Mas você sabe o que realmente é um EPI e como ele funciona?

O que é EPI?

Um EPI, Equipamento de Proteção Individual, é utilizado para minimizar as exposições e riscos, que podem causar graves lesões e doenças no local de trabalho, podendo elas serem resultantes de contato com produtos químicos, radiológicos, físicos, elétricos mecânicos, etc.

Todo EPI é projetado e fabricado com a finalidade de fornecer a segurança, e para que isto ocorra, o equipamento de proteção deve ser adequado e confortável para o colaborador que vai utilizá-lo. Isso porque, se o equipamento não se encaixa adequadamente ao operário, ele pode representar uma fonte de risco, ao contrário da segurança desejada.

Na construção civil, os operários estão constantemente expostos a riscos, por isso, é importante que os gestores e engenheiros tenham um controle sobre o fornecimento e uso dos EPI’s, e, além disso, garantam o bom armazenamento, estado de conservação e o treinamento de toda a equipe sobre a importância da utilização. O treinamento sobre o uso do EPI envolve:

  • garantir que as razões do uso sejam conhecidas por todos;
  • mostrar em quais momentos e atividades eles são necessários;
  • como fazer o uso do equipamento adequadamente;
  • ensinar como manter o equipamento, garantindo sua vida útil.

Fatos importantes sobre EPI’s

O EPI não é a primeira linha de defesa aos riscos

Quando se trata de garantir a segurança dos funcionários na construção civil, o EPI deve ser, na verdade, a última linha de defesa. Primeiro, é preciso conhecer os riscos eminentes no canteiro de obras para que eles sejam eliminados. Além disso, com os riscos inerentes ao ambiente mapeados, é possível ter mais segurança a respeito de quais EPI’s são indicados, garantindo o bem-estar dos funcionários.

O EPI deve ser continuamente avaliado e atualizado

Na construção civil, há diversos tipos de trabalhos que são executados, como construção de estruturas físicas, instalações hidráulicas, elétricas, exposições ao sol, sons altos, entre outros. Por isso, é importante analisar quais os ambientes que o operário vai estar inserido para adequar o EPI, além de verificar constantemente a qualidade e o estado de uso do equipamento.

O EPI usado deve ser conhecido

Exigir o uso do EPI para operários sem qualquer informação do porquê da exigência pode gerar um desgaste, baixa adesão, e exposições a riscos desnecessários. Por isso, é importante que treinamentos sejam feitos, além de reciclagens. Dessa forma, é possível garantir adesão ao uso do EPI, minimização das consequências em casos de acidentes de trabalho e apoio dos colaboradores na replicação da importância do uso.

Tipos de EPI

Você conhece os principais equipamentos de proteção individual dos colaboradores da construção civil? Vamos a eles:

Proteção para olhos e face

Para os olhos e face, normalmente são utilizados óculos de segurança ou proteção facial, sempre que houver o risco de que objetos entrem nos olhos, ou atinjam o rosto dos colaboradores. Situações como soldagem, corte, retificação, pregos (ou ao trabalhar com produtos químicos de concreto e / ou nocivos ou quando expostos a partículas voadoras) são bons exemplos.

Proteção para os pés

Os trabalhadores da construção civil devem usar sapatos de trabalho ou botas com solas antiderrapantes e resistentes a perfurações. Os calçados com dedos de segurança são usados para evitar esmagamentos ao trabalhar em torno de equipamentos pesados ​​ou queda de objetos.

Proteção para as mãos

Como as mãos devem estar sempre disponíveis e desimpedidas para o trabalho na construção civil, é importante que as luvas caibam adequadamente nas mãos dos operários. O uso deve ser adequado a cada atividade: luvas de borracha reforçadas para trabalho em concreto, luvas de solda para soldagem, luvas e mangas isoladas para trabalhos elétricos.

Proteção para os ouvidos

Nos canteiros de obra, os ruídos são altos – acima do recomendado para o ser humano, de 85 dB. Por isso, é importante usar protetores auriculares, além de garantir que esses equipamentos estejam sempre limpos, e sejam renovados com regularidade.

Proteção para a cabeça

Você, com certeza, não quer seus operários sofram acidentes graves, certo? Por isso, controle rigorosamente o uso de capacete de segurança – ele pode salvar vidas.

E na sua empresa, como é feito o controle de EPIs? Ficou com alguma dúvida? Conte pra gente pelos comentários e até a próxima.