Quando você estiver na fase de planejamento do projeto, com certeza chegará o momento de decidir entre o uso de andaime ou plataforma para obras. Ambas as opções apresentam suas características e podem ser aplicadas para diferentes – ou iguais – propósitos, o que pode tornar a escolha um pouco mais complicada.

Para lhe ajudar a fazer a melhor escolha, preparamos o post de hoje com alguns pontos a serem analisados antes de bater o martelo. Acompanhe. 

Andaime ou plataforma para obras?

O que são andaimes?

Andaimes são estruturas montadas para ter acesso a algum lugar mais elevado, e podem ser feitos de vários materiais, porém, os mais comuns são os de aço. 

A estrutura funciona de forma bem parecida com um Lego: são peças encaixáveis de acordo com a necessidade e altura a ser trabalhada. Por esse motivo, é muito importante que os engenheiros ou técnicos responsáveis estejam sempre acompanhando sua montagem para garantir a segurança dos trabalhadores e verificar se a base utilizada está nivelada.

O que são plataformas?

Já as plataformas funcionam de maneira muito semelhante aos elevadores. Assim como o andaime, a utilização de plataforma para obras tem como objetivo facilitar o trabalho em altura, mas com uma grande diferença: as plataformas não necessitam da montagem e desmontagem para que cheguem ao local desejado.

Elas trazem o benefício de ser automatizada, ou seja, com sistemas elétricos ou a combustão, é possível fazer o transporte dos operários para a realização dos trabalhos em altura. Além disso, as plataformas são mais adaptáveis a vários tipos de terreno.

O tipo tesoura, por exemplo, é uma plataforma para obras ou manutenção predial que pode ser atinge alturas de 8 a 15 metros, sendo um modelo indicado para os trabalhos verticais e vantajoso por comportar mais de uma pessoa durante a execução do serviço.

Andaimes VS Plataformas

E quando fazemos o comparativo entre andaime e plataforma para obras, quem ganha? Tudo depende. Vamos partir do pressuposto que o mesmo trabalho será realizado e em condições são iguais: terreno plano, quantidade de funcionários, altura e projeto.

Quando pensamos na utilização de andaimes para obras, várias subatividades são necessárias, como montagem e a necessidade que o operário escale a estrutura para realizar o trabalho. Além do fato de que, se houver a necessidade de mudar a posição do andaime, é necessário desmontar e montar a estrutura no novo local.

Quando pensamos na utilização de uma plataforma para obras, quase a totalidade das subatividades inerentes ao uso de andaimes é excluída. Como o equipamento não demanda montagem, tê-lo no local da obra é o suficiente, sendo necessário somente acioná-lo para que chegue à altura desejada para a execução do trabalho.

Qual estrutura proporciona maior produtividade?

Como exemplo para chegarmos a uma conclusão genérica, podemos usar o resultado de um teste, feito com ambas as estruturas. Quando realizado com um andaime para obras, foram necessárias 3 horas e 32 minutos para a execução do serviço, além de demandar a mão de obra de 4 funcionários.

Quando utilizada a plataforma para obras, foram necessárias 2 horas e 21 minutos para a execução do mesmo serviço, bem como o trabalho de 2 funcionários. Ou seja, houve um aumento na produtividade, e uma redução em 50% da mão de obra necessária para o trabalho.

Ficou curioso para saber como ter ganhos de produtividade utilizando a plataforma para obras? Continue acompanhando nosso blog e até a próxima.