Ao alugar uma plataforma aérea, é necessário que o operador seja devidamente capacitado e saiba as seguintes informações:

Nossa lista

  1. Cada plataforma aérea possui detalhes diferentes, mas todas necessitam dos itens de proteção (como o dispositivo de segurança, o guarda-corpo e a alça de apoio interno) com as especificações do fabricante, independentemente do modelo escolhido para o serviço que será executado.
  2. Use sempre o cinto tipo paraquedista ligado ao guarda-corpo para utilizar a plataforma aérea.
  3. O botão de parada de emergência deve ser checado sempre, pois é ele que garante a descida em segurança do operador em caso de pane elétrica, hidráulica ou mecânica da plataforma aérea de trabalho.
  4. Esse equipamento precisa de um sistema sonoro automático que deve ser acionado sempre que a plataforma aérea estiver subindo ou descendo.
  5. Projeta a plataforma aérea contra descargas elétricas para evitar choques. Faça um aterramento e instale o dispositivo diferencial residual. Além disso, o equipamento deve ter tomadas e plugs blindados, e cabos de isolamento duplos.
  6. Não improvise, não utilize a plataforma aérea como guindaste e nem coloque escadas na plataforma para alcançar alturas maiores.
  7. Confira no manual da plataforma aérea informações relativas à velocidade máxima do ar e à inclinação da plataforma em relação ao solo para saber se as condições climáticas do dia te permitem trabalhar. Caso não seja possível operar a plataforma devido as condições do tempo, não se arrisque!
  8. É preciso ter treinamento no local de trabalho e o certificado de capacitação em mãos para operar uma plataforma elevatória.
  9. O fabricante da plataforma aérea é quem dita as regras.
  10. O operador da plataforma é responsável por supervisionar e orientar o restante da equipe inteira, e por isso é importante que ele seja capacitado e saiba todas essas informações para que tudo saia aconteça da maneira mais segura possível durante o serviço.

Apesar de essas informações serem consideradas básicas, elas são de extrema importância para a execução do serviço em altura e um uso sem risco da plataforma aérea de trabalho, e em caso de dúvidas, entre em contato com a gente aqui da PTA Rental para esclarecer qualquer outra questão ou acesse o nosso site para fazer uma simulação da plataforma!