Como mencionamos em alguns posts anteriores, o mercado de aluguel de equipamentos para obras, inclusive as plataformas elevatórias, está em crescente expansão ao passo que o de compra desses mesmo equipamentos vem diminuindo drasticamente. Isso tem ocorrido porque comprar e manter ferramentas desse porte acabam custando muito caro para as empreiteiras que necessitam usá-las eventualmente e por essa razão elas tem recorrido às empresas de aluguel de plataformas elevatórias e outros equipamentos para obras.

São diversos os fatores econômicos que tornam o aluguel uma melhor opção comparado à aquisição dos equipamentos. Começaremos pelos três aspectos principais que determinam isso: transporte, manutenção e a complexidade de operação desses equipamentos.

Em primeiro lugar, para comprar um equipamento de dimensões tão elevadas, você precisará ter em mente que ele vai ter que ser transportado do local de armazenagem até o local da obra e essa será uma responsabilidade do comprador, ou seja, sua. Ao contratar uma empresa que é especializada no aluguel das plataformas elevatórias, como nós da PTA Rental, você fica livre dessa responsabilidade, pois a entrega é realizada direto para o local da obra pela empresa de aluguel.

Em segundo lugar, aparecem os gastos com manutenção. Para que esse tipo de equipamento funcione corretamente, é preciso que haja sempre alguém atento quanto à sua manutenção, pois é um equipamento que se não for mantido da maneira correta pode causar acidentes com o pessoal da obra. Assim como no caso do transporte, essa é mais uma preocupação que o proprietário do equipamento terá caso opte por comprá-lo. Já ao alugar a sua plataforma elevatória com a PTA, nós resolvemos isso para você, pois sempre mantemos os registros dos nossos equipamentos atualizados e realizamos manutenção preventiva para que tudo corra bem durante o seu trabalho.

Esses são os fatores principais que acabam encarecendo e dificultando o processo de compra de equipamentos desse porte e por isso a locação é mais interessante para quem precisa utilizar. Outro ponto interessante quanto às plataformas elevatórias é que elas são muito mais práticas do que os andaimes e realizam o mesmo tipo de serviço que eles com mais eficiência, pois podem se locomover e dependendo do tipo, conseguem alcançar diversos locais inatingíveis pelos andaimes.

Outro fator positivo em relação ao aluguel é que as empresas que trabalham prestando esse serviço, como nós da PTA Rental, têm o dever de sempre oferecerem os melhores e mais modernos produtos para que os seus clientes tenham opção de escolha na hora de alugar, enquanto que se você comprar a sua plataforma, restringirá qualquer necessidade ao uso dela, por conta do investimento feito. Na locação, você pode escolher de acordo com uma determinada obra específica, o que acaba otimizando o seu trabalho.

Desse modo, fica claro porque as empreiteiras têm escolhido alugar ao invés de comprar os equipamentos que utilizam nas suas obras, pois é muito mais simples, prático e econômico investir no aluguel.