Plataformas aéreas e andaimes são os equipamentos mais utilizados para serviços em altura e apesar dos dois possibilitarem deslocamentos de pessoas e materiais em uma obra, eles possuem funções com características bastante distintas.

Para começar, os dois equipamentos pertencem a categorias diferentes da engenharia de acesso: os andaimes fazem parte da categoria estática (assim como as escadas), enquanto as plataformas aéreas fazem parte da categoria dinâmica.

As plataformas aéreas são consideradas dinâmicas porque são equipamentos móveis, que podem ser deslocados conforme for necessário durante a execução do serviço, enquanto os andaimes são considerados estáticos porque não possuem tal mobilidade, resultando em uma abrangência mais limitada.

Por mais que os andaimes sejam mais confortáveis para o trabalhador, eles não são a opção mais segura. Inclusive, muitas obras são embargadas justamente por conta de falhas de execução que podem comprometer a segurança do trabalho.

Por que escolher a plataforma aérea?

Além da mobilidade e da segurança, outros fatores fazem esse equipamento a melhor opção para serviços em altura. Um desses fatores é a possibilidade de trabalhar com plataformas aéreas em terrenos desnivelados, uma vez que os andaimes precisam estar assentados em uma base plana para garantir a estabilidade do equipamento, enquanto as plataformas aéreas podem se mover em terrenos irregulares.

O dimensionamento e o projeto de um andaime precisam ser realizados somente por profissionais devidamente qualificados e habilitados, exigindo a emissão da respectiva Anotação de Responsabilidade Técnica, enquanto a plataforma aérea só precisa de um operador habilitado para opera-la.

Outra vantagem da plataforma aérea está no custo final de locação do equipamento. Isso acontece porque as plataformas aéreas não geram custos adicionais, como montagem, enquanto os andaimes geram. Então, por mais que à primeira vista pareça mais caro alugar uma plataforma aérea, no final das contas você irá economizar!

Se você ainda tinha alguma dúvida sobre qual seria a melhor escolha de equipamento para a sua obra em altura, agora você não tem mais. Faça uma simulação no site da PTA Rental e escolha a plataforma aérea perfeita para o seu serviço.