A empilhadeira é um equipamento móvel utilizado majoritariamente para realizar carga e descarga de produtos em paletes. Para que ela consiga pegar um palete, é necessário que haja uma aproximação entre o equipamento e a carga para que ela possa realizar a elevação para transportar até o local desejado.

Já o manipulador telescópico, que também recebe o nome de plataforma aérea telescópica, trabalha de maneira diferente da empilhadeira porque ele possui um diferencial que a empilhadeira não tem: o alcance.

Com o manipulador telescópio, não há necessidade de aproximação entre o equipamento e a carga, pois o palete do manipulador possui um alcance vertical que possibilita chegar até a carga ou pessoas mesmo se o equipamento precisar ficar mais afastado.

A empilhadeira oferece apenas um alcance vertical, enquanto que o manipulador telescópico oferece um excelente alcance na vertical e principalmente na horizontal, facilitando o trabalho do operador. Essa é a principal diferença entre as duas máquinas!

Entretanto, é preciso que o operador saiba que conforme a lança do manipulador telescópico é aberta, menor será a sua capacidade de atuação. O manipulador telescópico atua a partir de três aspectos: extensão da lança, ângulo e o gráfico, e é importante que o operador saiba trabalhar corretamente com esses três fatores. Se ele souber, a eficiência no seu serviço será muito maior. Conheça os nossos modelos de manipuladores telescópicos clicando aqui!