A plataforma tesoura elétrica é uma estrutura de trabalho estável, que se limita a movimentos verticais, e, por isso, é indicada especialmente para trabalhos de manutenções e limpezas em locais elevados. Mas você sabe o que fazer antes, durante e depois do uso da plataforma?

Cuidados especiais devem ser tomados para que acidentes sejam evitados no decorrer de sua utilização. Logo, todos os colaboradores devem conhecer as medidas de segurança ao operar uma plataforma tesoura elétrica. Veja quais são elas!

Plataforma tesoura elétrica: principais regras

Antes da operação

Antes de iniciar a operação com a plataforma tesoura elétrica, o ponto mais importante a ser verificado é o nível de água da bateria. O nível de água correto é acima das placas, conforme indicado no treinamento.

O segundo ponto a ser verificado é se a máquina apresenta algum vazamento de óleo. Caso apresente, deve-se entrar em contato com a assistência técnica do locador para que isto seja resolvido. Até a resolução, o equipamento deve ser mantido inoperante. Entretanto, não é preciso preocupar-se, pois todos os equipamentos possuem um dispositivo de segurança que impede a descida do equipamento.

É importante observar quaisquer problemas no equipamento antes da operação. Para isto, disponibilizamos um checklist de verificação. Caso identificado, relatar ao supervisor ou à assistencia técnica do locador.

Durante a operação

Durante a operação, uma boa prática para evitar incidentes é sinalizar a área em que a platafarma irá trabalhar e, dependendo do tipo de serviço, restringir o acesso ao local.

Nunca sobrecarregue a estrutura: cada plataforma tem uma capacidade máxima de peso que pode suportar, e esta especificação não pode ser excedida. Ter a plataforma tesoura elétrica adequada ao projeto minimiza os riscos de acidentes na área de operação, e, assim, você garante a continuidade das atividades minimizando os riscos oriundos delas.

Ter um local de trabalho que mantenha a plataforma estável no chão é um ponto que precisa ser verificado antes do início da operação. Se o operador não estiver estável durante a execução do trabalho, o risco de acidentes pode aumentar, por isso, garanta que o operário esteja com os dois pés firmes na plataforma. Oriente-o a não sentar, se apoiar nas grades de proteção, ou ficar em pé sobre elas e, tampouco, use tábuas ou escadas para alcançar alturas maiores.

Outro ponto importante é não utilizar tapumes, tábuas ou qualquer outro material que aumente a área lateral do equipamento. Em casos de ventos superior a 45 km/h, este bloqueio poderá tombar a máquina.

Após a operação

Guarde todos os equipamentos após a operação, e quando ela estiver concluída, se assegure de que os controles estejam desligados. Evite deixar a chave da plataforma tesoura elétrica na ignição para evitar o uso não autorizado do equipamento, já que pessoas não treinadas podem causar acidentes graves – o que ainda traz consequências trabalhistas para a empresa. 

Garanta que os operadores estejam treinados para o modelo de plataforma específico em uso, pois existem diferenças de operabilidade entre fabricante. Certifique-se também que os usuários conheçam todas as regras de segurança. Como essas plataformas podem ser utilizadas para diversas tarefas, podem representar um perigo se usadas incorretamente – por isso, tenha a segurança de seus operadores como prioridade.

A limpeza do equipamento após seu uso é de responsabilidade do usuário, pois quedas de materiais utilizados durante a operação podem obstruir sensores, ocasionando a parada do equipamento.

Ter a plataforma tesoura elétrica adequada para seu trabalho requer atenção antes, durante e depois da sua operação. Ficou com alguma dúvida sobre esses processos? Escreva pra gente pelos comentários e até a próxima!