Ter o equipamento de acesso adequado em seu projeto é fundamental para que a execução das tarefas seja eficaz. Mas você sabe qual equipamento melhor se aplica ao tipo de solo do canteiro de obras? E que existem equipamentos específicos para variadas alturas?

Neste post, falaremos sobre cada equipamento de acesso para você escolher aquele de acordo com o projeto, altura e tipo de solo.

Equipamento de acesso – Tipos e aplicações

Plataforma elevatória tesoura

A plataforma elevatória tesoura, ou simplesmente, plataforma tesoura, é o equipamento de acesso mais conhecido por conta da sua fácil aplicação, que permite que ela seja utilizada tanto em ambientes internos quanto externos. Existem duas variações deste equipamento de acesso, que são as plataformas tesouras elétricas e as a combustão.

As plataformas elétricas são excelentes opções para trabalho em ambientes fechados, terrenos regulares (cimento, asfalto) e que tenham fácil acesso à eletricidade, pois suas baterias precisarão ser recarregadas. Em contrapartida, as plataformas a combustão são excelentes para a execução de atividades em terrenos irregulares (barro, brita) e ambientes externos. Por utilizar diesel como combustível pode ser utilizada em ambientes abertos e de difícil acesso a rede elétrica, como pontes, viadutos, obras no início da construção etc.

Tratando-se de altura, este é o tipo de equipamento de acesso com menor alcance. Seja elétrica ou de combustão, o alcance vertical da plataforma elevatória tesoura varia de 8 a 15 metros de altura. Porém, esse equipamento tem modelos capazes de suportar maior peso. Quanto mais larga a plataforma, maior a capacidade de carga, que pode chegar a 680kg.

Plataforma elevatória articulada

Este equipamento de acesso, também conhecido como plataforma aérea articulada, também tem dois modelos, elétricos ou a combustão. Diferentemente da plataforma tesoura, este modelo possui tanto alcance vertical quanto horizontal, permitindo que o operador alcance locais distantes horizontalmente enquanto trabalha longe do chão e atinja verticalmente alturas que variam entre 12 e 25 metros.

Mais versáteis do que as demais plataformas, o equipamento de acesso articulado tem melhor performance se comparada aos demais modelos, pois permite superar eventuais obstáculos para a execução da atividade.

Assim como as plataformas tesoura, os modelos elétricos são excelentes para trabalho em locais fechados e nivelados, enquanto os a combustão são melhores aplicados em terrenos irregulares. Outro ponto relevante é que este equipamento de acesso, normalmente, só comporta um a dois trabalhadores, devido a sua estrutura mais estreita, o que deve ser levado em consideração, já que a capacidade de elevação de carga é menor.

Plataforma elevatória telescópica

A plataforma telescópica facilita os serviços que demandam o alcance de grandes alturas, que variam entre 21 e 25 metros. Este modelo de equipamento de acesso permite grandes deslocamentos, tanto verticais quanto horizontais, sem a necessidade de movimentação da base.

Por ser utilizada para construção de galpões e prédios, a plataforma telescópica é capaz de trabalhar em diversos tipos de solo, dos regulares aos irregulares. É ideal tanto para a construção, quanto para a manutenção predial, e, por não possuir articulação, é mais ágil que os equipamentos de acesso articulados.

Agora que você sabe que o tipo de solo e altura do seu projeto são fatores relevantes no momento de escolher o equipamento de acesso, que tal identificar qual deles se aplica melhor a seu projeto? Acesse nosso simulador e descubra.