11 2391-0321               21 2391-0420

O mercado de aluguel de equipamentos para obras, inclusive de plataformas elevatórias, tem crescido bastante com o passar dos anos em diversos lugares do mundo, como nos Estados Unidos e na Europa. Neste artigo, falaremos porque isso tem acontecido e quais as razões de ser economicamente muito mais interessante para a sua empresa alugar os equipamentos que ela utilizará para realizar serviços e obras do que comprá-los.

Esse crescimento tem ocorrido principalmente por uma mudança no mercado que está diretamente relacionada com os custos que existem para manter um equipamento do porte de uma plataforma elevatória, pois a empresa que ainda opta pela compra dos equipamentos fica muito exposta aos riscos econômicos dessa escolha, especialmente se essa empresa não estiver consolidada no mercado, for nova ou estiver mudando de área de atuação.

Isso se dá por conta das despesas contínuas geradas para quem possui esses equipamentos, como manutenção, reparos, inspeções, substituições dos equipamentos antigos ou com problemas, além de custos como armazenagem dos equipamentos em locais apropriados.

Por esse motivo o aluguel de equipamentos tem ganhado cada vez mais força, pois como dissemos acima, todas essas despesas contínuas passam para as mãos da locadora, que por ser uma empresa especializada no assunto, ainda faz com que essas ferramentas funcionem melhor quando exigidas. Justamente por ser uma empresa locadora de equipamentos e plataformas elevatórias, ela vai saber como operar melhor essas ferramentas dentro do tempo de vida útil que elas possuem, aumentando consecutivamente a produtividade do cliente.

Sendo assim, alugar os equipamentos necessários para a sua empresa ao invés de comprá-los acaba diminuindo todos os seus gastos com os itens mencionados acima, além de reduzir o investimento inicial para o caso da sua empresa querer começar um novo negócio nesse setor, pois os valores de compra de um equipamento novo e desse porte são muito mais elevados que os valores do aluguel deles.

Porém, se você ainda não estiver convencido de que alugar a sua plataforma elevatória ou outro equipamento é a melhor opção, você pode ponderar alguns fatores para descobrir o que é mais interessante para você. Um desses fatores é considerar se você vai utilizar aquele equipamento futuramente com frequência ou não. Se a resposta for negativa (e na maioria das vezes é), comprar não vai ser a saída mais viável em termos financeiros para você.

Outro cálculo importante é o custo de propriedade em comparação com os valores dos alugueis fornecidos. Para isso, você precisará levar em conta todos os aspectos que mencionamos aqui até agora para fazer uma conta e comparar com as despesas de aluguel e, tendo em vista que os custos de manutenção e armazenagem desses equipamentos, você já sabe qual será a alternativa mais viável, certo?

Por último, mas não menos importante, a PTA ainda fornece serviços de suporte técnico caso algum problema ocorra com as nossas plataformas elevatórias alugadas por você. Ou seja, ao comprá-las, você precisaria ainda recorrer a um mecânico ou a uma empresa de assistência técnica, enquanto que ao alugá-las, a empresa já te fornece esse serviço para que você não precise se preocupar. Depois de todos esses pontos, temos certeza de qual será a sua escolha.