A escolha por alugar equipamentos para obras tem ganhado popularidade por diversos motivos, sendo um dos principais a redução no custo de operação, o que favorece as empresas de construção civil. Ou seja, o aluguel de equipamentos se tornou uma opção viável para muitas empresas por proporcionar redução de custos e melhor administração dos recursos, tornando a construção civil um negócio mais estável financeiramente.

É claro que esse, por si só, já é um incentivo para optar pelo aluguel, mas ele oferece, ainda, outras vantagens. Listamos algumas delas para lhe ajudar a fazer uma boa escolha. Confira. 

Vantagens em alugar equipamentos para obras

Redução de custos

O alto valor na compra de equipamentos para obra pode tornar o investimento no projeto muito maior do que se espera, impactando, principalmente, o orçamento da sua empresa. Além disso, a compra é um investimento de longo prazo de um item que tem seus custos de depreciação elevados.

Por isso, locar equipamentos evita os custos iniciais associados à compra, e permite que a empresa aloque os recursos financeiros de uma forma otimizada.

Redução do custo de manutenção

Quando sua empresa tem um equipamento próprio, é necessário considerar o custo de manutenção e reparo (sem falar na depreciação). Embora esses pontos também sejam importantes ao alugar os equipamentos, os custos são reduzidos significativamente.

Veículos e máquinas pesadas exigem grandes manutenções para continuar operando com níveis de segurança dentro dos padrões de conformidade. Com a locação de equipamentos para obras, os custos de tempo e mão de obra para a realização de reparos são mais gerenciáveis.

Portanto, ao invés de se preocupar em manter um maquinário durante todo o seu ciclo de vida, o aluguel de equipamentos para obras permite que você direcione seus esforços e energias para a atividade de maior valor do seu negócio. 

Cada equipamento para seu projeto

Normalmente, as empresas de construção civil trabalham com diversos projetos simultaneamente. Elas funcionam quase como um equilibrista, que tem que manter vários pratos girando em hastes, evitando que caiam. Por isso, ao invés de incorrer no risco, em custos logísticos e compartilhamento de equipamentos para obras em andamento, alugá-los é uma via facilitadora.

Ou seja, alugar equipamentos para projetos simultâneos elimina os atrasos logísticos que possam surgir, bem como fornece a cada projeto os recursos apropriados para sua execução, permitindo conclui-los de maneira eficiente e organizada.

Minimização dos custos de armazenamento de equipamentos

Com equipamentos próprios, as empresas devem ter soluções para armazenar e mantê-los quando não estiverem em uso. Dependendo do porte deles, grandes galpões podem ser necessários, já que equipamentos que não são armazenados adequadamente podem sofrer depreciação rapidamente. 

Além dessa problemática, ter um local para armazenar os equipamentos para obras gera um custo adicional para as empresas de construção. Quando se utiliza a estratégia de locação, é possível negociar com o fornecedor de quanto em quanto tempo será necessário ter os equipamentos no local do projeto, reduzindo custos de armazenamento e de logística.

Logística de transporte

Além desses pontos, alugar equipamentos evita que você tenha que transportar máquinas entre projetos distintos, reduzindo impactos na eficiência de um projeto. Alugar equipamentos para obras permite que você evite este esforço de gestão, e beneficia o projeto com equipamentos mais confiáveis.

Ter o maquinário mais moderno e ferramentas específicas para cada projeto que está sendo executado viabiliza redução de custos e aumento da produtividade com segurança e garantia de qualidade. Resultado: melhora dos rendimentos e entrega de todas as obras no prazo ideal.

Com esta gama de vantagens, é fácil perceber que locar equipamentos para obras traz inúmeros benefícios, certo? Mas se descuidar da escolha da empresa fornecedora do maquinário é um erro que não pode ser cometido, porque pode comprometer todos os ganhos dessa escolha. 

A PTA Rental é a líder nacional em plataformas elevatórias, e há 10 anos fornece uma frota de equipamentos elétricos e a combustão para trabalhos em altura. Com mais de 21,4 mil locações, a PTA Rental se tornou referência de qualidade de serviços, com a garantia de atendimento dos chamados técnicos – 88% deles são resolvidos no mesmo dia.

Gostaria de conhecer mais sobre a PTA Rental?  Acesse nosso site e confira o que a líder em plataformas elevatórias tem a oferecer para seu projeto. Até a próxima.