Acidentes em canteiros de obras são muitos comuns, porém evitáveis. Infelizmente, estes ambientes estão repletos de perigos à segurança do trabalhador, causando desde ferimentos leves, a casos mais graves e até mesmo fatais.

Por isso, é importante adotar meios para evitar acidentes com equipamentos, afinal, os canteiros de obras são repletos de maquinário, e com vários funcionários trabalhando simultaneamente. No post de hoje, nós preparamos algumas dicas e boas práticas para evitar acidentes com equipamentos, com o objetivo de criar um ambiente de trabalho mais seguro no canteiro de obra. Acompanhe.

Evite acidentes com equipamentos

Forneça treinamento de segurança para todos os funcionários

Os colaboradores devem ser educados sobre todos os padrões de segurança no local de trabalho, além de ter à disposição informações sobre os riscos que podem enfrentar durante a execução de uma tarefa. Por isso, é preciso conhecer e sempre rever as políticas de saúde e segurança para cada função executada.

Por exemplo, a NR 18 estabelece diretrizes, medidas de controle e sistemas previstos de segurança do trabalho do setor de construção. A NR 35 define diretrizes, incluindo de segurança, para qualquer tipo de trabalho em altura. Por isso, é importante seguir todas as normas regulamentadoras para que os acidentes com equipamentos em obras sejam reduzidos, e até mesmo eliminados.

Realize reuniões frequentes de segurança

É fato: um único treinamento pontual não gera mudança de comportamento e cultura dos colaboradores. É necessário que, frequentemente, sejam realizadas reciclagens, e, com maior frequência, reuniões com aqueles que trabalham com alto risco. Os funcionários devem ser lembrados sobre questões relevantes que podem gerar acidentes de trabalhos com equipamentos.

Reforce o uso de equipamentos de proteção

Os famosos EPI’s devem estar sempre à disposição e em excelente estado para uso. Para cada tipo de trabalho, recomenda-se um tipo diferente de EPI, visando reduzir acidentes com equipamentos. Desde capacetes, roupas de alta visibilidade, óculos de proteção, luvas, sapatos de bico de aço ou trajes de proteção, é preciso ter cada equipamento para seu devido fim e se certificar de eles sejam usados pela sua equipe.

Mantenha o espaço de trabalho limpo

Manter áreas de trabalho limpas e livres de detritos diminui as chances de acidentes com equipamentos em obras. Manter o local organizado pode ser uma tarefa difícil, mas quando feita evita acidentes, como escorregões, tropeções e quedas. Por isso, sempre ao fim do trabalho, é preciso armazenar as ferramentas e materiais utilizados em seus devidos lugares.

Realize a manutenção dos equipamentos e ferramentas

Antes de utilizar equipamentos ou maquinários, o funcionário deve garantir que estes estejam em bom estado de funcionamento. Ferramentas e máquinas que não são bem armazenados podem aumentar a taxa de acidentes com equipamentos. Por isso, tenha sempre um cronograma de manutenções.

Evite as quedas

Dentre os acidentes com equipamentos, as quedas são as principais causas de fatalidades na construção civil – principalmente quando o trabalho em altura está envolvido. Por isso, é importante que os trabalhadores estejam protegidos contras quedas dentro do canteiro de obras.

Esses sistemas devem consistir em grades de proteção, telas, estruturas de dossel ou redes. Plataformas elevatórias podem auxiliar nos trabalhos em altura, principalmente se forem instaladas corretamente para o seu uso destinado.

Reconheça os perigos e faça planos

Antes de iniciar qualquer projeto, é fundamental realizar um levantamento dos riscos que estarão envolvidos durante sua execução. Esta avaliação pode proteger a saúde e segurança dos trabalhadores, pois antecipando eventos, um plano de contingência pode ser elaborado para os acidentes com equipamentos. Com os riscos elencados, e todas as medidas preventivas planejadas, elas devem ser implementadas por meio de treinamentos para os trabalhadores.

Mantenha sempre atenção aos equipamentos e veículos

Muitos acidentes fatais em canteiros de obras envolvem veículos. Por isso, tenha sempre funcionários capacitados e habilitados para ter uma direção defensiva. Além disso, se os equipamentos e ferramentas não forem utilizados da maneira para as quais foram projetados, os recursos de segurança do fabricante não poderão ser utilizados. Além de facilitar a danificação do maquinário, pode facilitar ainda mais os acidentes com equipamentos.

E no seu canteiro de obras, qual política você adota para evitar os acidentes com equipamentos? Conte pra gente pelos comentários e conheça os equipamentos da PTA Rental para garantir a produtividade e segurança seu canteiro de obras.