Comprar equipamentos de acesso está se tornando uma das principais opções durante a execução de diversos projetos, como por exemplo, construção, instalações e montagens. Mas, além de ter conhecimento sobre qual tipo de equipamento se aplica melhor ao seu projeto, é importante saber o que deve ser observado no momento da escolha.

Por isso, listamos os principais pontos que devem ser levados em consideração antes de comprar equipamentos de acesso.

Tempo de uso do equipamento

O tempo de uso, com certeza, é um dos principais indicativos que devem ser analisados, afinal, podemos considerar que ele é diretamente proporcional ao estado dos equipamentos de acesso. 

Todos os equipamentos de acesso possuem um horímetro. Este dispositivo indica quanto tempo de trabalho foi demandado naquele período. Os equipamentos com menor uso, provavelmente, tiveram menos problemas com manutenção.

Confiabilidade do horímetro

Como qualquer equipamento, é comum que o horímetro apresente falhas ao longo do tempo, demandando sua substituição. Por isso, a empresa dona do equipamento deve manter um registro do número de horas que aquele equipamento de acesso executou antes da troca. Nós, da PTA Rental, mantemos este registro em nosso ERP, por exemplo.

Quando você for comprar um equipamento de acesso usado, certifique-se de que o vendedor tenha o registro de horas do equipamento independente do horímetro da máquina. Isto te dará mais confiabilidade que o equipamento que você está considerando foi, de fato, pouco ou muito usado.

Manutenções preventivas realizadas

Toda máquina demanda manutenções preventivas, ou seja, aquelas que devem ser realizadas de tempos em tempos em peças e sistemas específicos, como óleo do motor, óleo hidráulico, correias, cabos, entre outros. Isso evita que danos maiores ocorram futuramente nos equipamentos de acesso.

A falta da troca de óleo do motor, por exemplo, pode ocasionar desgaste interno, o forçando além do previsto. Caso não seja adotada uma boa gestão da manutenção dos equipamentos de acesso, haverá uma necessidade maior de manutenções corretivas futuras. Por isso, certifique-se de que o proprietário do equipamento tenha realizado todas as manutenções preventivas.

Histórico comprovado de manutenções preventivas nos equipamentos de acesso

Ter o registro que comprove a manutenção preventiva dos equipamentos de acesso é a garantia que o comprador tem sobre o estado de um equipamento usado. Isso porque, em caso de acidente, os laudos que comprovam a manutenção preventiva do equipamento isentam ou reduzem a responsabilidade de falta de manutenções passadas.

Por exemplo, em caso de acidente com um determinado equipamento de acesso, quando a perícia for realizada para investigar as causas reais, será necessária a apresentação da documentação das manutenções preventivas daquele equipamento.

A ausência desse histórico pode indicar que o proprietário foi negligente ao assegurar que o equipamento estava em condições normais de trabalho e uso, podendo, o comprador, responsabilizá-lo por falhas e danos que venham a ocorrer.

Conhecer o histórico do equipamento de acesso antes de comprá-lo é a melhor maneira de garantir que este possui condições para continuar executando suas principais atividades. Quer conhecer mais sobre equipamentos de acesso, suas aplicações e benefícios? Acompanhe nosso portal de notícias e fique por dentro!