Em tempos de rápidas mudanças de mercado, comportamento do consumidor, tecnologias e comunicações, as empresas de construção civil se tornaram cada vez mais dependentes das inovações. O foco na inovação na construção civil tem gerado um potencial não apenas de melhorar a reputação do setor, como também de melhorar a entrega de resultados e a produtividade de todos que participam deste ecossistema.

A inovação é um ingrediente importante para atender às expectativas dos clientes e melhorar a maneira como as empresas trabalham. Por isso, nesse artigo, vamos apresentar a importância de buscar a inovação na construção civil e dicas como você pode inovar no seu canteiro de obras. Acompanhe.

A inovação na construção civil no mercado brasileiro

As inovações na construção civil no final do século XX focaram, sobretudo, na racionalização das construções e dos empreendimentos a partir das bases técnicas instaladas. Já por volta de 2009, quando houve um boom da demanda por novas obras, impulsionado principalmente por iniciativas do Governo Federal para reduzir o déficit habitacional no país, por meio de ações como o Programa Minha Casa Minha Vida, o cenário sofreu novo impacto, buscando inovações para atender a essa necessidade de aumento de volume de entregas.

Atualmente, se percebe uma significativa elevação do custo das obras, sobretudo levando em consideração gastos com contratação de pessoas. Em função disso, boa parte das construtoras está em busca de inovações que permitam otimizar seus recursos e reduzir os custos de seus empreendimentos, além de opções que ajudem a melhorar as condições de trabalho, a qualidade do produto final e a confiabilidade de conclusão do empreendimento no prazo planejado.

Aplicando a inovação em sua empresa

Inovar significa mudar algo de forma positiva. É revolucionar, transformar, criar um avanço. No setor da construção civil, isso pode ser feito por meio do desenvolvimento de novos processos de trabalho, da utilização de novas ferramentas e revolucionando a prestação do serviço.

Com um mercado competitivo, muitas construtoras estão de olho nos mesmos clientes. Assim, é preciso, constantemente, criar diferenciais competitivos que coloquem o seu negócio à frente dos demais – e a inovação na construção civil é uma ótima forma de conseguir isso.

Dessa forma, depois de encontrar uma maneira de aplicar a inovação em sua empresa, ela permitirá que você crie uma proposta de venda exclusiva para seus clientes. Quando bem planejada e executada, a inovação poderá não apenas garantir um incremento de vendas, mas até mesmo o domínio de um nicho do mercado.

O impulso para inovar deve vir do alto. São os diretores que precisam liderar a pressão pela inovação. Sua influência, então, chegará àqueles que trabalham nos escritórios e até ao canteiro de obras.

Uma grande inovação, inevitavelmente, exige muita “venda” interna da ideia, a fim de obter apoio e engajamento entre a alta gerência e a equipe de produção. Se o proprietário da empresa for inflexível quanto à implementação de uma alteração específica, isso refletirá até mesmo para o público de terceirizados.

Como inovar?

A inovação da construção civil começa com uma análise da situação atual e definição de áreas que precisam de melhorias. É preciso encontrar problemas que ainda não foram resolvidos. Por isso, questione se há perguntas que nunca foram respondidas ou como você pode desafiar as normas vigentes de tal forma que essa iniciativa cause mais eficiência na execução de uma obra.

O avanço tecnológico das últimas décadas tem gerado novas oportunidades de negócios. Ele permite explorar novas formas de eficiência operacional, oportunidades de vendas ou até mesmo análises de progresso de suas atividades. Talvez você possa utilizar instrumentos que sua concorrência ainda não esteja usando.

Você pode encontrar maneiras de reduzir o tempo de execução de obra apostando em novos processos, equipamentos ou softwares de gestão, além de procurar sistemas informatizados especificamente adaptados ao seu tipo de negócio.

Exemplos de inovação na construção civil

Um avanço que promete revolucionar a execução de obras é a Internet das Coisas (IoT), utilizando a internet para gerenciar objetos e equipamentos. Na construção civil, essa tecnologia permite fazer uma gestão inteligente dos canteiros de obras, aumentando a produtividade, encurtando prazos e melhorando a segurança.

Outro exemplo é a realidade aumentada, que permite aos engenheiros e projetistas interagirem com objetos e componentes da construção, com ações como medição e cálculo de nivelamento de superfícies, por meio da tela do smartphone.

A sustentabilidade também tem forte apelo no século XXI, e deve impactar diretamente as obras do futuro. Trabalhar com eficiência energética, tratamento de resíduos e uso consciente de recursos naturais demandará inovação para criar projetos, materiais e processos mais sustentáveis.

Ou seja, a inovação na construção civil tem que ser incorporada na cultura da empresa, fazendo parte de seus valores, sendo um processo disciplinado que se estenderá a todos os níveis do negócio. Se você fizer isso corretamente, pode significar o domínio do mercado e o aumento da lucratividade da sua construtora.

E você, conhece outros exemplos de inovação na construção civil? Compartilhe sua mensagem nos comentários e continue acompanhando nosso canal de conteúdo. Até a próxima!