Segurança no trabalho é primordial em qualquer projeto, desde logísticos, elétricos, manutenção e principalmente no setor da construção civil. Por isso, toda empresa deve estar comprometida com um ambiente de trabalho produtivo e seguro.

Não ter os equipamentos de proteção adequados, ou deixar de tomar as precauções necessárias estabelecidas por normativas pode contribuir para que ocorram acidentes nos ambientes de trabalho.

De acordo com dados da Previdência Social, em 2015 houve 612 mil ocorrências de acidentes de trabalho registrados no país. Esse dado evidencia a necessidade da tomada de ações que garantam a segurança no trabalho de todos os colaboradores.

Por isso, no artigo de hoje, listamos os principais itens que merecem atenção durante a execução de projetos. Acompanhe. 

Transformando a segurança no trabalho em prioridade 

#1 Normatizações

Todo tipo de projeto, principalmente na construção civil, pode estar sujeito a normas técnicas que devem ser seguidas. Além de definir padrões de execução de trabalhos, estas normas estabelecem os principais critérios de segurança no trabalho. Por isso, é importante, durante o planejamento do projeto, realizar o levantamento de todas as normas que se aplicam à realidade do trabalho, no âmbito nacional, estadual e municipal.

Um exemplo é a Norma Regulamentadora 35, do Ministério do Trabalho, que “estabelece os requisitos mínimos e as medidas de proteção para o trabalho em altura, envolvendo o planejamento, a organização e a execução, de forma a garantir a segurança e a saúde dos trabalhadores envolvidos direta ou indiretamente com esta atividade.”

#2 Controle de tráfego

Quando, em um local de trabalho, veículos e pessoas transitam pelos mesmos ambientes, aumenta a possibilidade de acidentes. Por exemplo, projetos que utilizam veículos, por exemplo plataformas elevatórias, devem ter protocolos de segurança para que o deslocamento delas garantam a segurança no trabalho dos pedestres.

Manter os veículos fora de zonas de risco em um projeto é simples: basta adotar barreiras para evitar a aproximação dos pedestres, ou até mesmo definir rotas para que os veículos possam transitar em segurança. 

#3 Trabalho em altura

Quando se executa algum trabalho em altura, podem ser utilizados diversos equipamentos para acessar o local desejado, como escadas, rampas e plataformas. Mas, sejamos honestos: trabalhar com escadas e rampas não são os melhores meios de garantir a segurança no trabalho. 

Por isso, contar com os equipamentos adequados, como plataformas elevatórias, garante a segurança do operário que estiver executando o trabalho em altura naquele determinado projeto. Além de garantir a segurança, esses equipamentos facilitam o trabalho e possibilitam maior produtividade.

#4 Equipamentos de segurança individual

Fornecer os equipamentos de proteção individual (EPI) específicos para a execução de cada atividade é altamente relevante para garantir a segurança no trabalho. Em sua maioria, as normas regulamentadoras especificam quais são os equipamentos que devem ser utilizados para cada atividade.

Caso não haja uma especificação técnica, verifique quais são os principais riscos envolvidos na atividade para que os EPIs adequados sejam utilizados.

#5 Sinalização

Avisos fornecidos adequadamente podem garantir que, em locais de construção civil, por exemplo, todos os envolvidos conheçam as áreas de risco e tomem as devidas precauções. Por exemplo, posicionar cones nos locais em que existe o tráfego de pedestre e/ou máquinas viabiliza a segurança no trabalho a partir do controle do trânsito.

Indicar locais onde podem ocorrer risco elétrico, de queda de materiais ou de altas temperaturas, já mitiga o perigo, viabilizando a execução do trabalho de maneira segura.

Para saber mais sobre como manter a segurança no trabalho, especialmente nos de altura, continue acompanhando o nosso blog e até a próxima.