Durante a elaboração de um projeto, é preciso saber se a melhor opção é comprar ou alugar equipamentos para a indústria. São vários os fatores a serem analisados, e, para sanar essa dúvida, preparamos o artigo de hoje com algumas dicas que vão lhe ajudar a fazer a acertar na decisão. Acompanhe.

Análise da compra de equipamentos para indústria

A partir do momento em que sua empresa decide por comprar equipamentos para a indústria, ela está adquirindo mais um bem para o negócio. Este novo investimento fará parte do acervo e trará consigo todos os custos envolvidos na compra de equipamentos.

Um novo equipamento para indústria vai necessitar de manutenção, cuidados e avaliações periódicas para seu bom funcionamento. Fazendo um comparativo com a compra de um carro, serão necessárias manutenções periódicas preventivas, assim como as corretivas – e todo este calendário deve ser bem planejado e executado.

Além disso, o custo de depreciação deverá ser contabilizado. Nenhum equipamento, dentro do escopo das questões contábeis deixa de sofrer depreciação, e arcar com esse custo pode não ser favorável para o fechamento fiscal. Além disso, ainda é necessário investir em galpões de armazenamento dos equipamentos, bem como ter um calendário de uso, caso sua empresa trabalhe com diversos projetos simultâneos e logísticas de transporte.

Análise ao decidir alugar equipamentos para indústria

A partir do momento em que se decide alugar equipamentos para indústria, diversos custos são deixados de lado e facilidades são somadas à gestão do projeto. Primeiro de tudo, o equipamento não precisará ser adquirido pela empresa, ou seja, alugar equipamentos para indústria reduz este custo, que costuma ser um dos mais elevados dentro do projeto.

Além de ter os custos de depreciação reduzidos, a preocupação com o calendário de manutenção preventiva, armazenamento e logística também é retirada do escopo de trabalho dos gestores de projetos, já que, ao alugar equipamentos para indústria, o locador fica responsável por esses processos.

Outra vantagem ao alugar equipamentos para indústria é que, dessa forma, é possível ter o equipamento certo no momento adequado. Ou seja, se houver vários projetos rodando paralelamente, e que necessitam de plataformas elevatórias, por exemplo, é possível alugar uma para cada canteiro, garantindo os prazos de entrega. Isso permite que, na elaboração do orçamento, o equipamento se torne um custo fixo, facilitando os cálculos e negociação com o cliente final.

Comprar X Alugar: qual a melhor opção?

Contraponto as vantagens e desvantagens das opções, alugar equipamentos para a indústria acaba sendo um dos melhores meios de execução de projetos. Inicialmente porque é possível reduzir as necessidades de capital de aquisição, bem como aumentar a rentabilidade sobre o capital investido, possibilitando dar enfoque aos recursos do projeto – humanos e financeiros principalmente.

Além disso, alugar equipamentos para indústria permite ter maior confiabilidade nos equipamentos que estão sendo utilizados, já que, por ser o centro do negócio do fornecedor, a empresa escolhida tem o dever de manter a frota operante.

Outro fator importante a ser levado em consideração é que, para cada tipo de obra, são necessários equipamentos específicos, e alugar o maquinário possibilita acesso a uma variedade deles.

Portanto, quando for decidir sobre comprar ou alugar equipamentos para a indústria, considere os efeitos de longo prazo, principalmente nas operações e no fechamento de balanço da empresa. Assim, vai ser mais fácil justificar a aquisição ou locação.

E então, já sabe qual a melhor opção para a sua empresa? Conheça as soluções de aluguel de equipamentos oferecidas pela PTA Rental e, se ficou com alguma dúvida, escreva pra gente pelos comentários. Até a próxima.